top of page

Pesquisa da Veritá coloca Raquel Lyra com a pior avaliação da gestão entre os governadores

  • Foto do escritor: Jason Lagos
    Jason Lagos
  • 7 de ago. de 2023
  • 2 min de leitura

ree

O instituto de Pesquisas Veritá, de Minas Gerais, divulgou nesta segunda feira uma pesquisa de abrangência nacional com a comparação da atuação dos governos das 27 unidades federativas, as 26 capitais e mais de 300 municípios.


O levantamento coloca a governadora do PSDB Raquel Lyra em último lugar entre os pares, com uma reprovação de 60,8% e uma aprovação de 39,2%, depois dos seis primeiros meses no Palácio do Campo das Princesas.


A nova gestora do Estado tem sido ajudada pelo governo Lula com verbas federais, mas tem enfrentado problemas para colocar a máquina pública em andamento, especialmente em áreas como segurança pública, depois de ter prometido acabar o Pacto pela Vida e ainda estar buscando apresentar um programa completo até o fim do ano.


A pesquisa trouxe números das gestões com mais rejeição. Além de Raquel Lira (PSDB), de Pernambuco [60,8%], aparecem Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro [ 54,2%], e Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte [53,5%].


O governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, é apontado como a gestão mais bem avaliada do país. Wanderlei Barbosa aparece com 87% de aprovação. Tocantins é seguido por Rondônia com 81,5%, Mato Grosso com 81,1% e Goiás, com 81%.


A empresa fez levantamentos na última eleição estadual de Pernambuco, acertando, inclusive, a vantagem de Raquel Lyra sobre Marília Arraes na disputa.


A pesquisa aconteceu de 7 a 28 de julho e o Veritá diz que é a maior pesquisa do gênero já realizada, ouvindo 43.326 eleitores.


No âmbito nacional, o governo do presidente Lula (PT) obteve 49,7% de aprovação frente a uma taxa de 50,3% de rejeição. A partir da estratificação da pesquisa, observa-se que o petista lidera no Nordeste (64,7%) e perde no Sul (36,9%), tendo maior popularidade no Ceará (69,9%) e, em Santa Catarina (27,3%), o pior cenário.


Estranhamente, diversas publicações que trouxeram a pesquisa do Veritá, seja de forma descritiva e/ou opinativa, foram apagadas depois. Isso aconteceu com o Diário de Pernambuco, Blog do Elielson e Blog FalaPE.


O texto publicado e depois deletado pelo blog FalaPE foi também publicado no Blog do Silvinho. Segue o texto na íntegra.


- Respondendo a mais de 80 processos por falta de transparência acerca da metodologia aplicada na realização de pesquisas, o Instituto Veritá divulgou pesquisa de opinião acerca dos governadores de todo o país, incluindo Raquel Lyra em Pernambuco.


- O problema é que o resultado do levantamento, que teria sido realizado em todo o país entre os dias 7 e 28 de julho, levantou sérios questionamentos metodológicos entre experts no assunto. Os resultados também são bastante diferentes de pesquisas de opinião divulgadas por empresas estabelecidas no mercado atualmente.


- A Veritá é uma das instituições de pesquisa de opinião mais questionadas no país, sendo parte em ao menos 88 processos judiciais em todo o Brasil. A metodologia utilizada pela pesquisa também não é propriamente explicitada, como é demandado pelo TRE no caso de pesquisas eleitorais.


- Sequer está divulgado, por exemplo, quantos questionários foram aplicados em Pernambuco e qual foi o método utilizado, havendo inconteste ausência de transparência acerca dos métodos e procedimentos adotados para aferição de tais resultados.


Créditos: NE10 e Blog do Silvinho

Comentários


81 9.9937-2020

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Blog do Jason Lagos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page