top of page

Pedido de impeachment de Lula chega a 100 assinaturas na Câmara

  • Foto do escritor: Jason Lagos
    Jason Lagos
  • 20 de fev. de 2024
  • 1 min de leitura


ree

Um total de 100 deputados federais já assinaram o pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em decorrência de sua declaração comparando a ação de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto.

 

O pedido é liderado pela deputada Carla Zambelli (PLSP). Os parlamentares alegam que as declarações do petista configuram crime de responsabilidade, de acordo com o Artigo 5º da Constituição Federal, que estabelece:

 

“São crimes de responsabilidade contra a existência política da União: 3 — cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade.”

 

Questões diplomáticas já haviam motivado, em junho de 2023, um outro pedido de impeachment de Lula. Na ocasião, deputados solicitaram o afastamento após o presidente convidar Nicolás Maduro para agenda no Brasil e dizer que a Venezuela é alvo de “narrativas” construídas por opositores.

 

No domingo 18, o presidente Lula comparou as ações de Israel na Faixa de Gaza com o Holocausto, em declarações feitas a jornalistas em Addis Ababa, capital da Etiópia. A fala do petista recebeu elogios públicos por parte do grupo terrorista Hamas.

 

Carla Zambelli expressou sua indignação em uma nota, criticando as declarações de Lula como “injustificáveis, levianas e absurdas”. Ela reforça que “nenhuma comparação é possível com o Holocausto, a maior tragédia da humanidade”, e alerta para o perigoso aumento do antissemitismo que tais declarações podem provocar no Brasil.

 

Entre os deputados que agora apoiam o impeachment, destacam-se figuras de diversos estados e partidos, reforçando a pluralidade do descontentamento com a postura do presidente. As assinaturas abrangem uma ampla gama de lideranças políticas, refletindo a gravidade da situação e o clamor por responsabilização.

Comentários


81 9.9937-2020

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Blog do Jason Lagos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page