top of page

Oposição vai pedir CPI e impeachment de Moraes por atuação no Banco Master

  • Foto do escritor: Jason Lagos
    Jason Lagos
  • 23 de dez. de 2025
  • 2 min de leitura

O ministro Alexandre de Moraes teria procurado ao menos quatro vezes o presidente do Banco Central


A oposição vai apresentar um novo pedido de impeachment de Alexandre de Moraes tendo por base a atuação do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) que teria defendido o Banco Master junto ao Banco Central. Os parlamentares de oposição também articulam um pedido de CPI sobre o caso.


A revelação feita nesta segunda-feira (22) pelo Jornal O Globo e confirmada pela CNN aponta que Moraes procurou o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, para tratar de interesses do banco de Daniel Vorcaro.


O banqueiro contratou a mulher de Moraes, Viviane Barci de Moraes, como sua advogada.


"Vamos aproveitar o fato de ter o recesso pela frente para buscar o máximo de assinaturas de deputados e senadores para esse pedido de impeachment e tendo em vista esse fato novo”, disse o deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS).


“Também estamos avaliando abaixo-assinado para que a sociedade possa assinar também", complementou Van Hattem.


Já o pedido de CPI está senado analisado pelo senador Alessandro Viera (MDB-SE).


"Vamos esperar a volta do recesso para providenciar", afirmou o senador.


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), teria procurado ao menos quatro vezes o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, para interceder em favor do Banco Master, de Daniel Vorcaro.


Em uma das ocasiões, o encontro teria sido presencial. Nas outras três, a conversa teria ocorrido por telefone. A revelação é da colunista Malu Gaspar, em seu blog no jornal O Globo.


O Banco Master contratou, por R$ 129 milhões, o escritório Barci de Moraes Advogados, pertencente à mulher do ministro Alexandre de Moraes, a advogada Viviane Barci de Moraes.


O contrato renderia ao escritório pagamentos de R$ 3 milhões mensais e incluía a defesa dos interesses do Banco Master em diversas instituições, inclusive o Congresso Nacional e o Banco Central.


Segundo as informações de Malu Gaspar, as ligações tinham como objetivo saber do andamento da operação de venda do Banco Master para o BRB.


Em julho deste ano, Moraes teria pedido um encontro com Galípolo e solicitado que o chefe do Banco Central aprovasse a operação com o BRB. Moraes teria dito que gostava de Vorcaro, segundo a apuração de Malu Gaspar.


Galípolo teria dito a Moraes que a autarquia, responsável pela regulação do sistema financeiro, já havia descoberto fraudes na operação do Master. Moraes teria concordado que, havendo fraude, seria inviável a operação de venda.



Créditos: CNN Brasil e Metrópoles

Comentários


81 9.9937-2020

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Blog do Jason Lagos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page