Novo pedido de autorização legislativa para empréstimo do Executivo deverá ser rejeitado pela Câmara
- Jason Lagos
- 22 de ago. de 2023
- 2 min de leitura

O novo Projeto de Lei com pedido de autorização legislativa para contratação de empréstimo pelo poder Executivo, enviado à Câmara Municipal de Vereadores pelo prefeito Fábio Aragão (foto), deverá ter um destino semelhante ao PL que tratava de empréstimo para a construção de um hospital. Ou seja, a rejeição.
O mesmo projeto chegou a ser discutido na Câmara, mas, diante de uma alta possibilidade de rejeição, foi retirado de pauta a pedido do governo. O objetivo do empréstimo, da ordem de R$ 35 milhões, é investir o montante em pavimentação, saneamento, construção de um novo matadouro público e reformas de prédios públicos.
A fim de facilitar a conquista de pelo menos 5 votos na bancada de oposição, o que seria suficiente para aprovar o projeto, que precisa de 12 votos favoráveis, o governo tem acenado com a possibilidade de cada vereador, tanto de situação quanto de oposição, indicar 3 ruas a serem calçadas.
O Blog do Jason Lagos obteve a informação, de uma importante fonte do governo, que um (a) vereador (a) da bancada Azul e um (a) vereador (a) da bancada Verde são votos considerados certos a favor do projeto. No entanto, esses votos só seriam assumidos publicamente caso o governo assegurasse pelo menos mais três votos na oposição.
A mesma fonte mostrou-se cética quanto à possibilidade de conquista de novos votos na oposição, dando como certa a rejeição do projeto. Segundo essa pessoa, a proximidade da eleição de 2024 dificulta a negociação, bem como o posicionamento contrário ao projeto da parte do ex-prefeito Edson Vieira junto à bancada Azul.
O prefeito Fábio Aragão solicitou tramitação de urgência para o projeto, a fim de que o mesmo tenha sua votação concluída em, no máximo, 45 dias.
Comments