Novo coração de Faustão saiu de estádio em Santos; Portuguesa Santista ajudou
- Jason Lagos
- 28 de ago. de 2023
- 2 min de leitura

O coração que Fausto Silva recebeu por meio de transplante neste domingo (27) partiu da cidade de Santos (SP). O órgão foi transportado do estádio Ulrico do Mursa até o Hospital Albert Einstein, onde o apresentador está internado, na capital paulista.
A cirurgia começou no início da tarde deste domingo e durou cerca de duas horas e meia. A Portuguesa Santista foi acionada pela Polícia Civil na parte da manhã para autorizar o pouso no gramado do estádio. A informação foi confirmada por Sergio Schillit, presidente do clube.
– A solicitação nesses casos é feita pela Polícia Civil. Coube ao clube apenas autorizar o pouso, como já autorizamos em outras situações. Muitas vezes não nos é passada a informação sobre quem receberá o órgão. O importante é salvar as vidas. Estamos à disposição – disse ele.
Schillit enfatizou a relevância de Faustão, mas garantiu que outras pessoas já foram beneficiadas.
– Já tiveram outras ocasiões em que [o auxílio] foi solicitado, e a Portuguesa sempre está com as portas abertas. O Faustão é uma pessoa bem relevante, mas já atendemos outras pessoas que sequer conhecemos. O importante é salvar as vidas – declarou o presidente.
O apresentador ocupava o segundo lugar na fila de espera, segundo a Central de Transplantes do Estado de São Paulo. Ainda na madrugada de domingo, a Central ofereceu um coração à equipe transplantadora de Fausto, que aceitou a oferta do órgão após avaliação de compatibilidade.
Por meio do sistema informatizado de gerenciamento do sistema estadual de transplantes, 12 pacientes atendiam aos requisitos. Desse total, quatro estavam priorizados; Faustão ocupava a segunda posição nesta seleção.
O provável doador do coração que agora bate no peito de Faustão, Fábio Cordeiro da Silva, jogador de várzea de 35 anos, morreu vítima de um acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico sofrido enquanto trabalhava como azulejista em Santos. A morte cerebral foi constatada na manhã do último sábado (26), e a família optou por doar os órgãos.
Não demorou para que fossem levantadas especulações sobre Fábio ser o doador do coração recebido por Fausto Silva, visto que o órgão para o apresentador saiu de helicóptero do estádio Ulrico Mursa, em Santos.
No entanto, as informações sobre a identidade do doador e do receptor são sigilosas e protegidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que é quem organiza a fila de transplantes.
Fábio Cordeiro sofreu o AVC enquanto trabalhava como azulejista em um apartamento, na última quarta-feira (23). Ele foi encontrado apenas no dia seguinte, por uma equipe que trabalhava no local, pois estava sozinho.
O jogador foi socorrido e levado à Casa de Saúde de Santos, onde ficou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e passou por uma cirurgia no cérebro. De acordo com o irmão, Fábio havia dado uma pausa no futebol justamente para cuidar da saúde, mas retornou ao gramado no último dia 20.
Fábio era bastante conhecido na comunidade do futebol amador do litoral paulista, tendo passado por clubes como Praia Grande, Itanhaém e São Vicente. Por ser canhoto, seu apelido em campo era Esquerdinha.
Ainda segundo o irmão, a doação de órgãos é um legado de amor ao próximo que o atleta deixou.
– Vai ajudar de 12 a 20 pessoas, são 20 famílias ficando felizes – declarou.
Créditos: Metrópoles e Pleno News
Comentários