Na reta final da campanha, João Campos ensaia presença em candidaturas de aliados
- Jason Lagos
- 3 de out. de 2024
- 2 min de leitura

Faltando poucos dias para o primeiro turno das eleições municipais, o atual prefeito do Recife e candidato à reeleição João Campos (PSB) já ensaia a sua presença como cabo eleitoral de candidatos em Pernambuco visando o pleito de 2026, ainda que negue as pretensões de concorrer ao Governo do Estado.
Liderando as pesquisas com ampla vantagem para os concorrentes e consolidado como um dos prefeitos com maior aprovação do país, João já visualiza um futuro além da gestão municipal e suas articulações para o atual pleito dão o tom das suas intenções e do seu grupo político.
Das cidades com maior total de eleitores em Pernambuco, João é presença frequente nas campanhas de Jaboatão dos Guararapes e Caruaru, com Elias Gomes (PT) e Zé Queiroz (PDT), respectivamente.
O apoio e a presença do jovem prefeito recifense chama a atenção diante do retorno de dois políticos experientes das duas cidades.
Elias foi prefeito de Jaboatão em dois mandatos, entre 2009 e 2016. Já em Caruaru, Zé Queiroz busca ser prefeito pela quinta vez no município, tendo sido eleito em outras 4 oportunidades (1982, 1998, 2008 e 2012), além de ser eleito 5 vezes para deputado estadual.
Em Olinda, terceiro maior domicílio eleitoral do estado (300.304 eleitores), João apoia a candidatura de Vinícius Castello (PT), de forma mais discreta. Em junho, o prefeito recifense confirmou o apoio ao petista, em foto que aparece ao lado de Vinícius, do seu irmão e deputado federal Pedro Campos (PSB), além da deputada estadual Gleide Ângelo (PSB).
No sétimo domicílio eleitoral de Pernambuco, Paulista (235.231 eleitores) traz um contexto de mais uma disputa entre João e Raquel, com o prefeito recifense apoiando Júnior Matuto (PSB) e a governadora apoiando Ramos (PSDB).
O cientista político Antônio Henrique Lucena vê os movimentos de apoio a candidatos em PE como um sinal de articulação para 2026 e não descarta que João vislumbre até uma eventual candidatura para presidência no futuro.
“Esse movimento de apoio de candidatos do interior é algo que ele aprendeu com o próprio Eduardo Campos, que buscava justamente ter essa articulação para além da Região Metropolitana”, acrescentou.
Em Santa Cruz do Capibaribe, onde fez dobradinha com o deputado Diogo Moraes no ano de 2018, João Campos limitou-se a gravar um vídeo pedindo votos para o candidato Helinho Aragão (PSD), que faz da base de apoio da governafora Raquel Lyra.
Créditos: JC Online




Comentários