Mídia internacional dá destaque ao xingamento de Janja a Elon Musk
- Jason Lagos
- 18 de nov. de 2024
- 2 min de leitura

A imprensa internacional deu destaque ao xingamento feito pela primeira-dama Janja Lula da Silva ao bilionário Elon Musk durante um painel sobre desinformação no G20 Social, no Rio de Janeiro, no sábado (16). A mulher do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, em inglês: “Fuck you, Elon Musk” (“foda-se, Elon Musk”).
O bilionário que é dono do X, da Starlink e da Space X, escolhido para liderar o Departamento de Eficiência Governamental no governo Donald Trump, respondeu dizendo que riu alto e que o grupo lulista vai ser derrotado na próxima eleição.
Veículos de comunicação da Europa e Estados Unidos, como BBC, Reuters, Bloomberg, Deutsche Welle, Le Figaro e Bild, deram destaque ao incidente, destacando desde o histórico de tensões entre Musk e o governo brasileiro até preocupações com possíveis impactos diplomáticos do episódio.
No sábado (16), enquanto a primeira-dama discursava em palestra sobre combate à desinformação no Cria G20, no Rio de Janeiro, um navio buzinou, atrapalhando sua fala.
“Alô, acho que é o Elon Musk. Eu não tenho medo de você. Inclusive: fuck you, Elon Musk”, disse Janja, que estava ao lado do influenciador Felipe Neto. Ela, então, se vira para Neto e diz: “Você falou fuck you, eu também posso”. E ele responde: “Pode, deve”.
No X, microblog de propriedade de Musk, o empresário fez um comentário em uma mensagem que compartilhava o vídeo de Janja com o xingamento. Ele usou emojis de risos e escreveu em inglês: “Eles vão perder a próxima eleição“.
Em pronunciamento no Festival Aliança Global, no mesmo dia do xingamento de Janja, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, sem citar a esposa, que não é necessário ofender ou xingar ninguém na campanha da Aliança Global Contra a Fome.
Mesmo após a bronca indireta de Lula na esposa, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira (PT), resolveu dobrar a aposta e elogiar o xingamento da primeira-dama Janja a Elon Musk.
Pelas redes sociais, Teixeira afirmou que Janja falou que “estava preso nas nossas gargantas”. “Esse é o sentimento sobre Elon Musk e sua interferência negativa na política internacional”, disparou.
Na mesma ocasião em que xingou Elon Musk, Janja chamou de "bestão"o homem que se suicidou usando fogos de artifício, em Brasília. O "bestão acabou se matando com fogo de artifício", disse
Créditos: Poder360, CNN Brasil e Metrópoles
Comments