Mauro Vieira e Marco Rubio se reúnem por 1h e não marcam encontro entre Lula e Trump
- Jason Lagos
- 17 de out.
- 1 min de leitura

O governo brasileiro busca revogação do tarifaço a produtos brasileiros e fim de sanções a autoridades
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, disse nesta 5ª feira (16) em Washington D.C. que a reunião com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, foi “muito produtiva”. O encontro, no total, durou pouco mais de uma hora. Os chefes das diplomacias dos 2 países conversaram a sós por cerca de 15 minutos.
Vieira disse que as equipes dos 2 países ainda negociam a realização de um encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump (Partido Republicano). O ministro afirmou que há interesse de ambas as partes, mas não há data ou local definido para isso.
Sobre a possibilidade de realizar a reunião bilateral durante a viagem dos líderes à Malásia no final de novembro de 2025, o chanceler disse que depende do alinhamento das agendas.
O governo brasileiro busca revogação do tarifaço a produtos brasileiros. Há tarifa adicional de importação de 50% a itens que os EUA compram do Brasil desde 6 de agosto de 2025.
O governo brasileiro também reivindica o fim de sanções a autoridades brasileiras. O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, por exemplo, está proibido de realizar operações financeiras nos EUA com base na Lei Magnitsky. Várias outras autoridades perderam o visto de entrado nos EUA.
Segundo reportagem da Jovem Pan News, além de não redundar em nenhum acordo, o enconto teve queixa, por parte de Marco Rubio, contra a 'opressão judicial' existente no Brasil. Acompanhe o vídeo.
Créditos: Poder360 e Jovem Pan News




Comentários