María Corina Machado convoca protesto mundial contra eleições na Venezuela
- Jason Lagos
- 12 de ago. de 2024
- 2 min de leitura

A líder da oposição na Venezuela, María Corina Machado, convocou um protesto mundial para o próximo sábado, 17, com o objetivo de contestar as eleições realizadas no país em 28 de julho. O ditador Nicolás Maduro foi declarado reeleito pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), mesmo sem apresentar qualquer ata dos votos.
María Corina ainda disse que todos os venezuelanos em “qualquer lugar do mundo” vão se unir para “levantar a voz pela verdade”. Destacou também que é necessário que todos se juntem dentro e fora da Venezuela para protestar contra o regime de Maduro.
Neste sábado, 10, o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da Venezuela, controlado pelo regime de Nicolás Maduro, anunciou que revisará documentos apresentados por organizações políticas e ex-candidatos para concluir o processo de validação das eleições de 28 de julho. Declarou que a decisão será “irrecorrível”.
Neste domingo, 11, a líder da oposição na Venezuela publicou um vídeo com uma nova convocação para as manifestações. María Corina incentiva a população a “tomar as ruas” do país e do “mundo”. Ela também pediu um voto de confiança, argumentando que desta vez “será diferente”.
“Onde houver um venezuelano, ali, estaremos juntos”, declarou. “Confia. Esta vez é diferente, porque nós somos diferentes. Vamos gritar juntos para que o mundo apoie a nossa vitória e reconheça a verdade e a soberania popular.”
A líder da oposição ainda destacou a importância do protesto para todos que perderam “alguém querido, fruto da violência do regime” de Nicolás Maduro. “Que não pôde voltar à Venezuela, seu país, porque tem medo, porque teve seu passaporte cancelado. Que não pôde voltar em 28 de julho e que, agora, pretendem ignorar sua vontade.”
Créditos: Revista Oeste




Comentários