Líder da oposição diz que falta 1 assinatura para protocolar pedido de impeachment de Moraes
- Jason Lagos
- 7 de ago.
- 2 min de leitura

O líder da oposição na Câmara, deputado Luciano Zucco (PL-RS), afirmou nesta quarta-feira (6) que falta apenas uma assinatura para protocolar no Senado o pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Segundo Zucco, a 40ª assinatura foi do senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), que estava indefinido. Para que o pedido seja apresentado, são necessárias 41 assinaturas.
Nos últimos dias, a senadora Ivete da Silveira (MDB-SC), também confirmou apoio. Zucco e o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) disseram que seguem negociando com outros parlamentares para atingir o número mínimo.
Caso seja admitido, será a primeira vez que o Senado analisará um pedido de impeachment contra um ministro do STF.
Uma imagem com os nomes e rostos de 40 senadores que apoiam a abertura de um processo de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes está sendo divulgada pelo líder do PL no Senado, Carlos Portinho (RJ).
A peça publicitária afirma que “só falta 1 senador” para alcançar os 41 apoios necessários para a admissibilidade da denúncia.
De acordo com o regimento do Senado Federal, são necessários 41 votos (maioria absoluta dos 81 senadores) para que um processo de impeachment contra um ministro do STF seja admitido e avance no plenário. Para que Moraes seja efetivamente afastado do cargo, o julgamento exigiria os votos de 54 senadores — o equivalente a dois terços da Casa.
O senador e presidente do PP, Ciro Nogueira (PI) afirmou que a pauta é “impossível”, já que o Congresso não tem votos suficientes para o impedimento do ministro.
“Não assinei e não vou assinar o pedido de impeachment do ministro Alexandre. Porque é uma pauta impossível. Nós não temos 54 senadores para aprovar. E aqui fala uma pessoa que, durante meus 32 anos de mandato, se tornou uma pessoa muito pragmática. Não perco tempo com pautas que não vão ter sucesso”, declarou Nogueira.
A fala do parlamentar provocou uma forte reação do pastor Silas Malafaia, que publicou no X o seguinte texto:
- SENADOR CIRO NOGUEIRA. VOCÊ É UM TRAIDOR! Essa sua conversa fiada em dizer que não assina o impeachment do ditador Alexandre de Moraes porque não vai ter o voto de 52 senadores é o seu joguinho político psicológico, para outros senadores não assinarem e você fazer graça para seus amiguinhos do STF. Você é uma raposa e um camaleão na política. Quem é você para falar pelos outros senadores? Se recolha à sua mediocridade política. SENADORES DE CARÁTER SE RENDEM A VERDADE E A JUSTIÇA !
O presidente do PP tem um pedido de investigação pendente no STF por supostas ligações com empresário de apostas (bets), distribuído à ministra Cármen Lúcia em maio de 2025, sob sigilo.
Embora os apoiadores do impeachment demonstrem força crescente no Senado, o andamento de um processo contra um ministro do STF depende de decisão do presidente da Casa, Davi Alcolumbre, que até o momento não sinalizou disposição para aceitar esse tipo de pedido.
Créditos: CNN Brasil e Metrópoles




Comentários