Lula oficializa Paulo Pimenta no Ministério de Reconstrução do Rio Grande do Sul
- Jason Lagos
- 16 de mai. de 2024
- 2 min de leitura

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, oficializou o ministro Paulo Pimenta para comandar o Ministério Extraordinário de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul. O ato foi assinado nesta quarta-feira, 15, em cerimônia realizada no município gaúcho de São Leopoldo.
Com a nova nomeação de Lula, o ministro Paulo Pimenta, que deixa a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) para comandar os trabalhos de recuperação do Estado. O secretário-adjunto de imprensa da Presidência da República, Laércio Portela, deve assumir interinamente a pasta.
A partir do anúncio do novo cargo, Pimenta deve instalar um gabinete no Rio Grande do Sul para iniciar seus trabalhos. O Ministério Extraordinário terá como papel principal coordenar as ações do Estado juntamente com o governador do RS, Eduardo Leite (PSDB), prefeitos dos municípios atingidos e os demais ministros de Lula.
Aliados do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, questionaram a nomeação do ministro Paulo Pimenta para comandar a Secretaria Extraordinária da Presidência da República de Apoio ao estado.
Há um receio que o ex-chefe da Secretaria Especial da Comunicação use o posto para tirar vantagens política já pensado na disputa eleitoral de 2026, quando Eduardo Leite não poderá concorrer.
Presidente do PSDB, o ex-governador Marconi Perillo disse que a criação de um autoridade federal para tratar da catástrofe no Rio Grande do Sul causou “estranheza” sem que o tema tivesse sido discutido antes com o governador.
Perillo ressaltou que toda a ajuda é importante, desde que não reduza o papel do governador eleito. O tucano ainda questionou se essa medida foi tomada porque Leite é de um partido de oposição.
Créditos: Revista Oeste e CNN Brasil




Comentários