top of page

Lula critica anistia e pede mobilização de apoiadores contra proposta

  • Foto do escritor: Jason Lagos
    Jason Lagos
  • 5 de set.
  • 2 min de leitura
Presidente disse que “Congresso não é eleito pela periferia”, ao falar do tema anistia
Presidente disse que “Congresso não é eleito pela periferia”, ao falar do tema anistia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou, nesta quinta-feira (4), o projeto de lei (PL) que prevê anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro e pediu mobilização dos apoiadores contra a proposta. Em conversa com influenciadores e lideranças da comunidade do Aglomerado da Serra, na periferia de Belo Horizonte (MG), o petista reconheceu o “risco” de a matéria avançar no Congresso.


A declaração de Lula se dá no momento em que a oposição no Congresso articula o avanço da pauta, com a possibilidade de incluir o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) entre os perdoados. Bolsonaro deverá ser condenado nos próximos dias na ação de uma suposta trama golpista, que está em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF).


Na conversa com comunicadores, Lula também criticou “falsos patriotas” que articulam, nos Estados Unidos, sanções a autoridades brasileiras, com o objetivo de livrar o ex-presidente da prisão.


Também nesta quinta-feira, o deputado federal Rui Falcão (PT) apresentou ao STF representação contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, por possível crime de obstrução de justiça.


Segundo o documento, Tarcísio teria viajado a Brasília durante o julgamento da Ação Penal 2668, que trata dos atos de 8 de janeiro, para articular apoio político a um projeto de anistia em benefício de Jair Bolsonaro e outros réus.


De acordo com a petição, o governador buscou “uma interferência direta no exercício do Poder Judiciário, com o pretexto de tramitação de um projeto de anistia destinado a beneficiar Jair Bolsonaro e outros réus da trama golpista”.


O parlamentar sustenta que a iniciativa não se restringe à atividade política, mas seria uma tentativa de “fragilizar a autoridade da Corte no exato momento em que proferia julgamento histórico sobre a tentativa de ruptura institucional”.


A representação pede que o caso seja analisado pelo ministro Alexandre de Moraes, relator da Ação Penal 2668, e sugere medidas cautelares como retenção de passaporte, restrição de viagens e proibição de contato com investigados.


Tarcísio de Freitas publicou nesta quinta (4) uma mensagem favorável à anistia dos condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023, após se reunir com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), no dia anterior em Brasília.


A mensagem do chefe do Executivo paulista foi publicada no X (antigo Twitter) com os dizeres "A história já mostrou que a anistia e o perdão são os melhores remédios para pacificar o país".



Créditos: Metrópoles e CNN Brasil

Comentários


81 9.9937-2020

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Blog do Jason Lagos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page