Luiz Gonzaga é homenageado com disco inédito gravado por orquestra
- Jason Lagos
- 20 de jan.
- 1 min de leitura

Rei do Baião, Luiz Gonzaga (1912-1989) ganhou uma nova homenagem com um disco inédito produzido pela Orquestra Ouro Preto. Gravado ao vivo no Teatro do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, o álbum Gonzagão: Concerto para Cordas e Trio Pé de Serra propõe uma leitura rigorosa, sofisticada e profundamente respeitosa da obra de um dos maiores nomes da música brasileira.
O projeto contou com a regência de Rodrigo Toffolo, que tratou o repertório de Gonzaga com cuidado estético e exigência técnica, revelando uma riqueza estrutural harmônica, rítmica e melódica, e teve arranjos inéditos assinados por Mateus Freire.
Entre os clássicos regravados estão Asa Branca, Assum Preto, O Xote das Meninas, Vida de Viajante, Paraíba, Respeita Januário, Qui Nem Jiló, Numa Sala de Reboco, Pau de Arara e Vem Morena.
“Mais do que uma homenagem, este lançamento é um gesto de reconhecimento à força da nossa cultura. Gonzaga traduziu o Brasil profundo em música, com inteligência, sensibilidade e beleza. Tratá-lo com o mesmo rigor dedicado aos grandes mestres da música é não apenas justo, mas necessário.”, declarou o maestro Rodrigo Toffolo.
Lançado pela Musickeria, parceira fundamental na difusão do projeto, Gonzagão: Concerto para Cordas e Trio Pé de Serra reforça a dimensão atemporal de um compositor com mais de 480 obras e 1.250 gravações. O disco confirma Luiz Gonzaga como um criador de alcance universal.
Lançado no dia 26 de dezembro, Gonzagão: Concerto para Cordas e Trio Pé de Serra está disponível em todas as plataformas digitais.
Créditos: Revista Veja


Comentários