Justiça tira Mendonça Filho do comando do União Brasil em Recife
- Jason Lagos
- 10 de jan. de 2024
- 2 min de leitura

Uma disputa ferrenha entre os grupos do deputado federal Mendonça Filho e do também deputado federal Luciano Bivar teve novo round na justiça estadual no final do ano.
Em decisão monocrática do desembargador Cândido Saraiva, Mendonça Filho perdeu a condição de presidente do partido na capital.
Saraiva que, em decisão anterior, havia reconhecido como legítima a eleição de Mendonça, mudou de entendimento e anulou a convenção que o elegeu, o que favorece o grupo de Bivar.
Embora a questão esteja sub judice, pois vai ser interposto recurso, e ainda pode ser resolvida pela direção nacional do partido, comandado pelo próprio Bivar, o certo é que hoje o União Brasil está sem direção no Recife.
Com a decisão judicial em curso, fica suspenso o desejo de Mendonça, como pretendia, de levar a legenda para o palanque da governadora Raquel Lyra. Já se Bivar ganhar a guerra, ele terá ingerência também no Recife, podendo decidir entre a governadora e o prefeito João Campos.
Hoje Bivar tem espaço tanto na Prefeitura, através da secretaria de desenvolvimento econômico cuja titular ele indicou, como no Governo do Estado onde colocou um aliado, o advogado Delmiro Gouveia, na presidência do Porto do Recife.
O União Brasil é um dos partidos mais disputados pelos candidatos a prefeito nos grandes centros pois tem o terceiro maior tempo de TV. Só perde para o PL e o PT.
Criado através da fusão do antigo PSL com o DEM, o União Brasil está tão dividido nacionalmente por falta de entendimento entre seus líderes, que é conhecido como “Desunião Brasil”.
Bivar mantêm-se presidente nacional mas há um movimento para afastá-lo na convenção de fevereiro, quando o atual vice Antonio Rueda deve ser eleito, comprometido em estabelecer a paz dentro da sigla.
Em Pernambuco, no entanto, é muito difícil Bivar deixar de controlar a legenda pois aqui é o seu estado.
Já no Recife havia um compromisso nacional de entregar o comando ao deputado federal Mendonça Filho que teve expressiva votação na cidade em 2020 quando disputou o senado, só perdendo para o também candidato a senador na época, Jarbas Vasconcelos.
Bivar ignorou o compromisso e não aceitou o resultado da convenção na qual Mendonça se elegeu.
Créditos: Blog Dellas




Comentários