José Múcio atende apelo de Lula e decide ficar no governo
- Jason Lagos
- 4 de fev.
- 1 min de leitura

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, afirmou ter atendido ao pedido de Lula (PT) para permanecer no cargo. Não disse, porém, se fixou um prazo para o presidente encontrar um substituto.
A saída dele era dada como certa, uma vez que o próprio Múcio já havia sinalizado a possibilidade de deixar a Esplanada no primeiro trimestre. A conversa entre os dois ocorreu na semana passada.
No início de dezembro, Múcio comunicou ao presidente e a aliados a intenção de sair da Defesa antes do fim do mandato. Em um encontro com Lula, mencionou questões de saúde e armou haver um apelo de sua família para passar mais tempo em casa, mas recuou diante de uma solicitação para seguir no cargo.
Lula é o principal ador da permanência de Múcio, mesmo sob críticas do campo de esquerda e de uma ala do PT, que veem com maus olhos seu desempenho. O ministro havia apresentado ao presidente alguns nomes para substituí-lo, sem sucesso.
A relação entre o presidente e o ministro é antiga. Múcio foi o chefe das Relações Institucionais no segundo mandato de Lula e deixou o posto após a indicação para uma vaga no Tribunal de Contas da União.
Créditos: Carta Capital e Revista Veja




Comentários