Jair Bolsonaro se manifesta sobre taxação de Donad Trump contra o Brasil
- Jason Lagos
- 10 de jul.
- 2 min de leitura

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usou as redes sociais, nesta quinta-feira (10), para se manifestar sobre a taxação das exportações de produtos do Brasil para os Estados Unidos em 50%.
Para Bolsonaro, a sanção americana aos produtos brasileiros é um resultado claro do afastamento do Brasil com “seus compromissos históricos com a liberdade, o Estado de Direito e os valores que sempre sustentaram” a relação do país “com o mundo livre”. O ex-presidente destaca, ainda, que tal medida nunca teria acontecido sob sua gestão.
“Recebi com senso de responsabilidade a notícia da carta enviada pelo presidente Donald J. Trump ao governo brasileiro, comunicando e justificando o aumento tarifário de produtos brasileiros. Deixo claro meu respeito e admiração pelo Governo dos Estados Unidos”, expressa ele.
Bolsonaro mencionou também o termo “caça às bruxas”, utilizado por Trump nos últimos dias para defender o ex-presidente contra o que ele considera perseguição do Judiciário brasileiro.
“Essa caça às bruxas – termo usado pelo próprio presidente Trump – não é apenas contra mim. É contra milhões de brasileiros que lutam por liberdade e se recusam a viver sob a sombra do autoritarismo. O que está em jogo é a liberdade de expressão, de imprensa, de consciência e de participação política. Conheço a firmeza e a coragem de Donald Trump na defesa desses princípios”, diz Bolsonaro.
Ele afirma, ainda, que o Brasil caminha para o isolamento e vergonha internacional. “A escalada de abusos, censura e perseguição política precisam parar. O alerta foi dado, e não há mais espaço para omissões”.
O presidente dos Estados Unidos anunciou a taxação de 50% dos produtos brasileiros por meio de uma carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nessa quarta (9).
O documento foi divulgado por ele nas redes sociais. A taxa entrará em vigor a partir de 1º de agosto, e será cobrada separadamente de tarifas setoriais, como as que atingem o aço e alumínio brasileiros.
Na carta a Lula, Trump classificou como “vergonhosa” a forma como Bolsonaro está sendo tratado. O presidente dos EUA fez referência ao julgmento do Supremo Tribunal do Federal (STF) contra o ex-presidente, além de criticar fortemente outras ações da Corte.
Créditos: Metrópoles




Comentários