Ipespe mostra empate técnico entre Rodrigo Pinheiro e Zé Queiroz
- Jason Lagos
- 21 de ago. de 2024
- 2 min de leitura

Levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), divulgado no final da noite desta nesta terça-feira (20), mostra equilíbrio entre o prefeito do município por quatro mandatos, Zé Queiroz (PDT), e o atual gestor da cidade, Rodrigo Pinheiro (PSDB).
No cenário estimulado da pesquisa – na qual são apresentados nomes dos candidatos para que o eleitor escolha uma única opção houve empate técnico entre o tucano e o pedetista.
O prefeito Rodrigo Pinheiro ficou com 35% das intenções de voto, enquanto Zé Queiroz possui 34%. O deputado federal Fernando Rodolfo (PL) tem 7%; Armandinho (Solidariedade), 3%; Maria Santos (UP) e Michelle Santos (PSOL), com 1%, cada uma.
O total de pesquisados que votariam branco, nulo ou nenhum dos candidatos foi de 14%. Já os que não sabem ou não responderam foi de 5%. A margem de erro da amostragem é de 4,1 pontos percentuais para mais ou para menos.
No índice que mede a rejeição, os eleitores responderam que “não votariam de jeito nenhum” em Pinheiro e Queiroz foi o mesmo: 41%. Fernando Rodolfo lidera a rejeição, com 50%, seguido por Armandinho, com 49%.
Na avaliação do desconhecimento do eleitor dos candidatos, apenas 1% disse “não conhecer o suficiente” o ex-prefeito Zé Queiroz e 2% afirmaram o mesmo sobre Pinheiro.
No cenário de enfrentamento entre os líderes políticos em segundo turno, Rodrigo Pinheiro aparece com 43% das intenções de votos, enquanto Zé Queiroz possui 42%. Ainda neste cenário, 11% disseram que votariam branco, nulo ou nenhum. Já 4% não sabiam ou não responderam.
A pesquisa também trouxe a avaliação do governo do atual prefeito Rodrigo Pinheiro. Entre os pesquisados, 40% consideram a gestão ótima ou boa, enquanto 35% avaliam o mandato do tucano como regular. Em contrapartida, 24% consideram ruim ou péssima a administração municiapl e apenas 1% não sabe ou não respondeu.
A pesquisa também avaliou a aprovação do gestor de Caruaru. Entre os entrevistados, 58% responderam que aprovam a administração; 37% desaprovam e 5% não souberam responder ou não sabiam.
A pesquisa teve uma amostra de 600 entrevistados, representativa do eleitorado do município de Caruaru. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo PE-01225/2024.
Créditos: FolhaPE




Comentários