Gustavo Gouveia aposta na força da palavra para vencer eleição na Alepe
- Jason Lagos
- 2 de dez. de 2024
- 2 min de leitura

Marcada para acontecer nesta segunda (2), a eleição que definirá a nova composição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco para o segundo biênio promete ser quente. Tudo porque ainda existe um cenário incerto em relação à primeira-secretaria.
Segundo cargo mais importante da Casa, o primeiro-secretário, além de realizar os serviços administrativos, assina contratos e responde por processos de licitação, entre outras funções.
Ao longo das últimas semanas, adesões individuais e de bancadas foram anunciados ao presidente Álvaro Porto (PSDB), que não tem adversário na disputa, e Gustavo Gouveia (SD), que ganhou Francismar Pontes (PSB) como oponente. Para vencer, o socialista tem investido no fator “traição”.
Embora o voto seja secreto, Gouveia tem apostado no compromisso firmado pelos parlamentares que já anunciaram publicamente o apoio ao seu nome. O pleito acontecerá nesta tarde, na sessão prevista para iniciar às 14h30.
Francismar surgiu como candidato através do PP, partido comandado pelo deputado federal Eduardo da Fonte, que na época da antecipação da eleição ameaçou judicializar o caso e, após o resultado do STF, celebrou.

Nos bastidores, alguns deputados afirmam que causa estranheza o interesse de Dudu na eleição da Casa, quando nem a governadora Raquel Lyra (PSDB), nem o prefeito do Recife, João Campos (PSB), quiseram interferir.
Outro ponto a ser levado em conta é a estratégia de escolher um nome do PSB, maior opositor à governadora, para disputar contra Gustavo, que é aliado de Raquel e conta com a simpatia dela para continuar no cargo.
Apesar de Eduardo da Fonte e os parlamentares que integram a bancada do PP não afirmarem com todas as letras, a entrada de cabeça na eleição da Mesa Diretora tem como pano de fundo a eleição municipal que acabou recentemente e o próximo pleito de 2026.
Dudu, que é considerado uma máquina eleitoral, disputou muitas bases com a família Gouveia, que ampliou sua influência não apenas na Região Metropolitana, mas também no interior através da liderança de Marcelo.
Créditos: Blog Cenário
Comments