Grupo Taboquinha realiza evento com características de campanha eleitoral
- Jason Lagos
- 29 de jan. de 2024
- 2 min de leitura

Após duas semanas de intensa exposição midiática (ora boa, ora má) dos grupos oposicionistas, o governista grupo Taboquinha sentiu-se na necessidade de promover um fato político relevante, capaz de atrair a atenção da população e da mídia.
O fato político almejado materializou-se na manhã/tarde deste domingo (28), com o evento "A Mala Folia", anunciado aos militantes taboquinhas no decorrer da semana, empregando até mesmo, em grupos de zap, a senha "Código Vermelho" (imagem abaixo), amplamente utilizado na campanha eleitoral de 2020, que levou ao poder Fábio e Helinho Aragão.

A concentração aconteceu na parte da manhã, defronte ao Hospital Municipal, com direito a orquestra de frevo e banho de água por meio de carro-pipa, para refrescar os participantes. Na parte da tarde, a militância e um grande grupo de eleitores vestidos de vermelho saíram em passeata, no melhor estilo eleitoral, embalados por músicas de campanha, jargões políticos e cerveja de graça, além do refrescante carro-pipa.
A passeata contou com a presença entusiasmada até de figuras do primeiro escalão do governo. Mais: em dado momento até o prefeito Fábio Aragão deu o ar de sua graça, acompanhado do vice-prefeito Helinho Aragão. A dupla prestigiou o evento em rápida mas polêmica passagem, em um veículo utilitário, tendo ambos ficado com metade do corpo para fora do veículo, acenando freneticamente para a multidão, em flagrante desrespeito aos códigos de trânsito (imagem abaixo).
Apesar do evidente sucesso de público, e do entusiasmo demonstrado pelos militantes e eleitores taboquinhas por todo o evento, a iniciativa poderá trazer problemas de ordem jurídica ao grupo governista. Em uma observação feita em um grupo de zap, o Dr. Iron Anjos, que atuará este ano como promotor eleitoral, escreveu o seguinte: "Vamos acompanhar. Essas manifestações podem configurar, eventualmente, propaganda política antecipada... sugiro cautela a todos!"
Um outro efeito colateral que o sucesso de público do evento poderá produzir, em desfavor do grupo Taboquinha, é aumentar nas oposições a convicção de que só mesmo uma junção política poderá fazer frente ao favoritismo do prefeito Fábio Aragão este ano.

Além dos já citados elementos de campanha eleitoral, o "Mala Folia" utilizou a imagem de Fernando Aragão, pai do prefeito Fábio Aragão. Um dia antes, o próprio prefeito republicou em suas redes sociais um vídeo do político, falecido em plena pré-campanha de 2020, o que abriu espaço para que Fábio ocupasse o seu lugar como candidato pelo Partido Progressistas.
Na noite deste domingo, em um grupo de zap, o deputado Eduardo da Fonte, que foi o grande patrono da candidatura de Fernando, afirmou textualmente que "Fábio traiu o pai", perguntando em seguida: "Quem vai dizer que não?"
O ex-vereador Ernesto Maia entrou na conversa, fazendo a seguinte observação: "Sinceramente, conhecendo Fernando como eu conheci, ele jamais abandonaria o @Eduardo Dafonte." O deputado federal então arrematou: "Desmoralizaram Fernando". Dudu ainda incluiu a imagem de uma picareta no texto.
O impacto causado pela informação da provável junção entre verdes e azuis, trazida em primeira mão por este Blog, e a resposta política do grupo Taboquinha, pondo nas ruas uma empolgada multidão, apontam para um pleito eleitoral bastante disputado este ano, pelo menos no caso da junção oposicionista se concretizar.




Comentários