Galego de Mourinha e Emanuel Ramos despontam como prováveis candidatos à presidência da Câmara
- Jason Lagos
- 22 de out. de 2024
- 2 min de leitura

O veterano Galego de Mourinha, que estará de volta à Câmara de Vereadores a partir de 1º de janeiro, e o vereador Emanuel Ramos, que assumirá na mesma data o seu segundo mandato parlamentar consecutivo, são os dois nomes que, no momento, despontam como possíveis candidatos à presidência do Legislativo municipal.
Existem outros vereadores interessados em comandar a Casa Dr. José Vieira de Araújo no biênio 2025-2026, mas que deverão esperar uma sinalização do prefeito Fábio Aragão e do futuro prefeito Helinho Aragão, antes de se colocarem no páreo para a disputa interna do grupo Taboquinha.
O Blog do Jason Lagos falou sobre o processo sucessório do Legislativo com alguns vereadores do grupo de situação, dentre os eleitos e os reeleitos, além de assessores parlamentares. A impressão da maioria deles é que o prefeito Fábio Aragão teria preferência pelo nome de Emanuel Ramos para a presidência da Câmara, mas isso ainda não teria sido colocado claramente.
Da parte dos edis, entretanto, o nome de Galego de Mourinha agregaria mais apoios, quer pela história política dentro do grupo Taboquinha, quer pelo entendimento de que Galego representaria com mais firmeza os interesses dos parlamentares.
A seu favor, Emanuel Ramos tem o fato de ter sido o mais votado nas eleições deste ano, bem como o fato de sua adesão ao grupo Taboquinha ter se dado justamente por conta de uma disputa para a presidência da Câmara, quando sentiu-se preterido pelo grupo Verde, do qual fazia parte, que optou pelo atual presidente, Zeba Climério.
A folgada maioria obtida pelo grupo Taboquinha na eleição proporcional, tendo conquistado nas urnas 12 das 17 cadeiras em disputa, deverá garantir uma eleição para o comando da Câmara sem maiores sobressaltos.
Comments