Foto de Helinho e Flávio com João e Carreras aponta para dilema do grupo Taboquinha em 2026
- Jason Lagos
- 9 de abr.
- 2 min de leitura

Uma foto casual (ou não), tirada durante a durante a 87ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), realizada esta semana em Brasília, aponta para o dilema que o grupo Taboquinha experimentará em 2026.
Na imagem, aparecem sorridentes o deputado socialista Felipe Carreras, o prefeito do Recife, João Campos, o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Helinho Aragão e o seu vice Flávio Pontes.
Historicamente, as lideranças taboquinhas estiveram alinhadas, a nível estadual, com as forças políticas ligadas ao ex-governador Miguel Arraes, e, posteriormente, ao seu neto, Eduardo Campos. Hoje, o atual prefeito, Helinho Aragão, bem como o anterior, Fábio Aragão, são aliados da governadora Raquel Lyra.
A foto em questão não causaria maiores burburinhos, se nela não aparecesse o filho de Eduardo Campos e atual prefeito da capital pernambucana, Joao Campos, tido como adversário certo de Raquel Lyra, em sua tentativa de reeleição, no próximo ano.
No lado oposto ao de Raquel, em Santa Cruz do Capibaribe, estarão os deputados Diogo Moraes e Edson Vieira, ainda que em palanques distintos. Liderando o apoio à governadora estarão Fábio e Helinho Aragão, aliados locais de Diogo, que também é primo em primeiro grau do deputado, que, por sua vez, foi quem apresentou o deputado Felipe Carreras ao grupo Taboquinha.
Apesar da força política da dupla Fábio e Helinho, o que se sabe nos bastidores é que o apoio a Raquel Lyra não será unânime na bancada de vereadores do grupo Taboquinha, formada por 12 parlamentares, apesar dos possíveis apoiadores de Diogo evitarem se manifestar publicamente sobre o assunto. A posição do ex-deputado federal José Augusto Maia também suscita dúvidas.
A depender do que ocorra na eleição do ano que vem, o grupo Taboquinha corre o risco de uma séria divisão.
Ainda em relação à foto, uma fonte ligada ao deputado Diogo Moraes disse que o parlamentar lamentou não estar em Brasília no momento, para também participar do registro fotográfico.
Comments