Flávio Bolsonaro vence Lula no primeiro e no segundo turno, aponta pesquisa Futura/Apex
- Jason Lagos
- há 6 dias
- 3 min de leitura

presidente Lula não aparece à frente de Flávio fora da margem de erro em nenhuma das 6 simulações
Nesta quinta-feira (22), o Instituto Futura divulgou, com apoio da Apex, mais um levantamento de intenções de voto para a Presidência da República. De seis cenários formulados para o primeiro turno, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) aparece numericamente à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em três. Além disso, o parlamentar leva a melhor sobre o petista em simulação de segundo turno.
As vantagens numéricas de Flávio sobre Lula se dão nos cenários 3, 5 e 6. O político do PT, no entanto, aparece na primeira colocação nos outros três cenários.
A maior distância do senador para o atual presidente ocorre no cenário 6. Enquanto Flávio aparece com 43,8% das intenções de voto, Lula registra 38,7%.
Nessa simulação, o instituto inseriu apenas outros dois potenciais candidatos: o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), e o coordenador nacional do Movimento Brasil Livre (MBL), Renan Santos (Missão), que aparecem com 4,2% e 2,8%, respectivamente.
O bloco de ninguém/branco/nulo é composto de 7,5%. Além disso, 2,9% não souberam, não responderam ou se mostraram indecisos.
Com a margem de erro do levantamento em 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos nos resultados gerais, Flávio ocupa a liderança de forma isolada, com a diferença sobre Lula fora do que pode ser considerado como empate técnico.
Lula não aparece à frente de Flávio fora da margem de erro em nenhuma das seis simulações. No cenário 1, por exemplo, o petista registra 37% das intenções de voto, contra 33,3% do senador fluminense. Nessa parte da pesquisa, constam os nomes de outros cinco políticos.
Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo — 10,5%;
Ronaldo Caiado (União Brasil), governador de Goiás — 3%;
Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais — 2,6%;
Renan Santos (Missão), coordenador nacional do MBL — 1,2%;
Aldo Rebelo (Democracia Cristã), ex-ministro da Defesa — 0,5%.
Para o cenário 1, 6,6% formam o grupo de ninguém/branco/nulo. Já 5,3% dos entrevistados constam como não souberam, não quiseram responder ou se mostraram indecisos.
O levantamento Futura/Apex também formulou eventuais cenários de segundo turno. No hipotético duelo entre Flávio Bolsonaro e Lula, o representante do PL leva a melhor: 48,1% versus 41,9%, com 8,9% de ninguém/branco/nulo e 1,1% de não sabe/não respondeu/indeciso.
A pontuação mostra evolução de Flávio em embate direto contra Lula. De acordo com o levantamento da Futura/Apex de dezembro, o senador e o presidente apareciam em empate: 42,1%, além de 14,2% de ninguém/branco/nulo e 2,1% de não sabe/não respondeu/indeciso.
Ao todo, o instituto realizou 11 cenários de segundo turno. Flávio aparece à frente nas seis simulações em que aparece. Lula, por sua vez, surge numericamente em desvantagem contra Tarcísio, Ratinho e Caiado, mas à frente de Zema e Leite.
A sondagem também aponta que o presidente Lula e o senador Flávio são os políticos mais rejeitados pelos eleitores no país. Lula é rejeitado por 51,7% do eleitorado, enquanto Flávio é desaprovado por 43,4%.
Em seguida, aparecem outros sete nomes — Eduardo Leite, Ratinho Jr., Romeu Zema, Tarcísio de Freitas, Aldo Rebelo, Ronaldo Caiado e Renan Santos — empatados dentro da margem de erro, com índices de rejeição que variam de 12,8% a 15,7%
Com registro BR-08233/2026 no Tribunal Superior Eleitoral, o levantamento realizou 2 mil entrevistas, de 15 a 19 de janeiro. Além da já mencionada margem de erro de 2,2 pontos porcentuais, a margem de confiança do material é de 95%.
Créditos: Revista Oeste




Comentários