Ex-assessor de Moraes diz que ministro usava gabinete para perseguir a direita
- Jason Lagos
- 31 de jul.
- 2 min de leitura

O ex-assessor no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Eduardo Tagliaferro fez fortes denúncias relacionadas ao gabinete do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Em entrevista à revista Timeline, Tagliaferro afirmou que o magistrado usava o gabinete no STF para “perseguir políticos de direita”. “Só entravam no gabinete coisas de direita”, afirmou. “Nunca de esquerda.”
O ex-assessor de Moraes disse que decidiu sair do Brasil para denunciar os abusos que são praticados no gabinete do magistrado. Tagliaferro ainda disse que pretende denunciar “algumas coisas fraudulentas” que viu, e que o magistrado teria mandado “deletar” do sistema.
Tagliaferro chefiou a Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação no TSE e atuou como homem de confiança do gabinete de Moraes. Agora, está afastado e recluso, com medo de sofrer represálias.
Recentemente, o ex-assessor gravou um áudio, que foi repassado a senadores, em que ele diz preocupar-se com a segurança da família.
Apesar do medo, Tagliaferro garante que pretende falar sobre os bastidores das operações entre o TSE e o STF que resultaram no escândalo revelado pelo jornal Folha de S.Paulo. “Em breve, assim que estiver um pouco mais confortável, tudo será esclarecido.”
O ex-assessor falou ainda que, no dia a dia, o ministro é uma pessoa “narcisista, autoritária, que se não for feito do modo que ele quer, ele ataca, ele agride, agride com palavras, humilha”. “Fez isso com muitos servidores meus”.
Segundo Tagliaferro, a forma de Moraes agir é “amedrontando, assustando e calando as pessoas”. “E a mim ele não vai calar”.
Ele não revelou o local exato onde está atualmente, mas disse que pretende ir aos Estados Unidos. Sobre a atuação de Eduardo no país, falou ver como “como uma luta para tentar salvar o país, para tirar essa tirania, para tirar esse domínio que a esquerda tem sobre o país e quer deixar o pessoal debaixo do tapete dela, quer dominar o país”.
Perito, Tagliaferro é formado em engenharia e direito pela Universidade Paulista. Foi assessor-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação, no TSE, tendo sido nomeado por Moraes para o cargo em 2022.
Créditos: Revista Oeste, O Antagonista e CNN Brasil
Comentários