Enquanto DataTrends mostrou Mirella com 7 pontos à frente de Vinicius, Exatta mostra agora o contrário
- Jason Lagos
- 24 de out. de 2024
- 2 min de leitura

Na mesma semana na qual a empresa DataTrends mostrou a candidata Mirella Almeida (PSD) com 7 pontos de frente sobre Vinícius Castello (PT), o instituto Exatta Consultoria mostra agora o petista com 40,2% das intenções de voto, frente a 33,8% de Mirella. Ou seja, praticamente a mesma diferença, só que ao contrário.
A pesquisa Exatta foi realizada oficialmente em parceria com o Diário de Pernambuco, tendo ouvido 500 eleitores, entre os dias 19 e 20 de outubro. A margem de erro de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos.
Além da liderança nas intenções de voto, Castello também é favorecido pela certeza dos eleitores em relação à sua escolha. De acordo com o Instituto Exatta, 83,8% dos olindenses afirmaram ter certeza de seu voto. No entanto, entre os eleitores de Castello, 90,1% não pretendem mudar de posição até o dia da votação. Mirella, por sua vez, registra 86,1% de eleitores convictos.
Outro dado relevante apontado pela pesquisa é a percepção de vitória entre a população da Marim dos Caetés. Mais da metade dos eleitores (56,2%) acredita que Castello será o próximo prefeito de Olinda, enquanto apenas 31,2% apostam em uma virada de Mirella. Já em relação à rejeição, 40,4% dos eleitores afirmam que não votariam de jeito nenhum em Mirella Almeida, enquanto Vinicius Castello tem uma rejeição de 35,8%.
A administração do atual prefeito de Olinda, professor Lupércio (PSD), principal cabo eleitoral de Mirella, é desaprovada por 62% da população, e tem apenas 32,2% de aprovação. Nesse particular, os números do DataTrends e do Exatta são semelhantes. Em relação ao resultado eleitoral, entretanto, existe incompetência ou má fé (ou ambos) de um deles ao menos.
A pesquisa do Instituto Exatta Estratégia e Pesquisa foi registrada no TSE sob o número PE-09599/2024.
Comments