Em rota de colisão com lideranças taboquinhas, Carlinhos da Cohab permanece em alta com Da Fonte
- Jason Lagos
- há 7 horas
- 2 min de leitura

O vereador Carlinhos da Cohab (Republicanos) esteve, na noite da sexta-feira (2), na cidade de Toritama, por ocasião do Festival do Jeans, a convite dos deputados federais Eduardo da Fonte e Lula da Fonte, os dois principais nomes do PP no Estado.
Outras figuras do mundo político que marcaram presença no Festival do Jeans de Toritama este ano foram os deputados Abimael Santos (PL), Claudiano Filho (PP), Eriberto Filho (PSB) e Edson Vieira (UB), além de vereadores de municípios vizinhos como Anderson Correia (Caruaru).
Nas primeiras noites da festa, o prefeito Sérgio Colin (MDB) já havia sido anfitrião da governadora Raquel Lyra (PSD), da vice-governadora Priscila Krause (PSD), senador Fernando Dueire (MDB) e do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, além de secretários estaduais e lideranças pernambucanas.
Em rota de colisão com lideranças taboquinhas, na Câmara de Vereadores e na prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, Carlinhos vem tendo o seu espaço político diminuído no grupo, ao mesmo tempo em que Eduardo da Fonte procura alargar sua presença a nível regional.
Como reação ao processo de isolamento político que sofre no âmbito do próprio grupo, Carlinhos tem tomado atitudes reativas, como pedir vistas em projetos de interesse do governo Helinho Aragão e a apresentação de requerimento para obter informações sobre as transferências de verbas da Câmara de Vereadores para a Prefeitura.
Um ponto sensível, e que também envolve o vereador em Santa Cruz do Capibaribe, é a definição do comando da União Progressista no município. Segundo as regras acordadas com os líderes da federação, quem define o comando em cada cidade é o deputado federal que obteve a maior votação na última eleição.
No caso da Capital das Confecções, o deputado federal mais votado da UP foi Eduardo da Fonte, que já sinalizou a intenção de deixar Carlinhos da Cohab no comando da mesma, apesar do detentor de cargo mais elevado no município ser o deputado Edson Vieira.
Considerado hoje um dissidente no grupo Taboquinha, pelo fato de se colocar como pré-candidato a deputado federal, no caso de Eduardo da Fonte se candidatar ao Senado no próximo ano, Carlinhos acredita que, em breve, o ex-deputado federal José Augusto Maia também será alvo de um processo de isolamento, uma vez que ele declare apoio a João Campos (PSB) para governador.
Segundo Carlinhos, Zé Augusto estaria sendo pressionado pelo deputado federal Felipe Carreras (PSB) a declarar apoio ao prefeito do Recife, provável adversário da governadora Raquel Lyra (PSD) em 2026.
Comments