Desgaste na popularidade de Lula se reflete em aparições públicas, aponta jornalista
- Jason Lagos
- 23 de mai. de 2024
- 1 min de leitura

O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) tem limitado suas aparições públicas a eventos “controlados” para evitar enfrentar situações de hostilidade.
No entanto, sua presença na “25ª Marcha dos Prefeitos” em Brasília, em evento fechado na terça-feira (21), mostrou que ele não está mais imune a vaias e xingamentos, mesmo em ambientes considerados “controlados”.
Segundo o jornalista Cláudio Humberto do Diário do Poder, essa mudança foi evidenciada em pesquisas nacionais recentes, que apontaram um crescente descontentamento em relação ao ex-presidente.
As vaias durante o evento surpreenderam, visto que prefeitos costumam buscar recursos em Brasília, muitas vezes em uma postura de subserviência.
Embora as pesquisas não tenham detalhado as razões por trás da reprovação a Lula, a sobretaxação e a falta de entregas são consideradas fatores influentes.
Eventos com baixa adesão, como o 1º de Maio com pouca presença no Itaquerão, já indicavam a irritação crescente dos brasileiros em relação a Lula.
Um estudo do Quaest, que costuma mostrar números otimistas para o governo, revelou um alerta significativo: 55% dos brasileiros acreditam que Lula “não merece ser reeleito”, sinalizando um desgaste na popularidade do ex-presidente.
Um outro levantamento da mesma empresa, mostrou que 42% dos deputados federais avaliam o governo Lula (PT) como negativo, 26% como regular e 32% como positivo. Esses números ajudam a explicar parte das dificuldades de Lula com o Congresso.




Comentários