Derrota de candidatura inventada por Lero deixa prefeito de Taquaritinga fragilizado no grupo Calabar
- Jason Lagos
- 8 de out. de 2024
- 2 min de leitura

A derrota de Alysson Dias, candidato lançado 4 anos antes do pleito pelo prefeito de Taquaritinga do Norte, Ivanildo Lero, vai deixar o chefe do Executivo em uma posição muito fragilizada dentro do grupo Calabar.
Novato na política, e sem demonstrar aptidão para a disputa eleitoral, Alysson Dias foi imposto por Lero como candidato em detrimento daquele que, em tese, seria o candidato natural do grupo vermelho: o vencedor da eleição Gena Lins.
Segundo se comenta a boca miúda e graúda em Taquaritinga, a posição de Alysson Dias na chapa Calabar foi negociada por Lero diretamente com o padrinho político e financeiro do candidato, o empresário Jorge, da Major Sport, ainda na campanha de 2020.
A negociação entre Lero e Jorge teria se dado na reta final da eleição de 2020, ocasião em que o prefeito, candidato a reeleição, corria o risco de ser derrotado pelo oposicionista Jânio Arruda.
Para tentar evitar uma derrota, Lero teria solicitado ao dono da Major Sport um significativo aporte financeiro para sua campanha. O empresário teria, então, exigido a cabeçada chapa Calabar 4 anos depois para o seu sobrinho, Alysson Dias, o que foi aceito por Lero sem consultar as demais lideranças do grupo Vermelho.
O acordo político/financeiro entre o prefeito e o empresário jamais foi desmentido por nenhuma das partes, e está na origem do previsível racha que aconteceu no grupo Calabar, com a determinação de Gena Lins de concorrer à prefeitura, a despeito da negociata.
Sem histórico político e sem ter ocupado nenhum cargo relevante na administração pública, Alysson Dias mostrou-se um candidato frágil, apesar da força política e financeira dos seus apoiadores. A sua fragilidade na oratória ficou evidente desde o lançamento do seu nome como candidato até o dia da eleição.
Um dado curioso é que o próprio Lero, quando foi vice-prefeito de Evilásio Araújo, teve que superar uma situação semelhante para poder disputar a prefeitura de Taquaritinga, no ano de 2016.
Á época, Evilásio recusava apoiar o nome do seu vice como candidato a prefeito, tendo optado justamente por Gena Lins, que venceu a eleição deste ano. Lero acabou vencendo a guerra interna, conquistando o apoio, mesmo a contragosto, de Evilásio.
A contundente derrota de 2024 põe uma sombra sobre o futuro político de Lero, que irá para a planície a partir de 1º janeiro do próximo ano, quando passará o comando da prefeitura de Taquaritinga, de forma constrangida, ao seu atual vice, Gena Lins, que derrotou o seu candidato.
Computados os votos da eleição deste ano, Gena Lins (PP) ficou em primeiro lugar, com 7.541 votos, seguido por Allyson Dias (PSDB), com 6.755 votos. Jobson da Internet (UB) veio em seguida, com 2.385 votos e Jânio Arruda (PSD) terminou em último lugar, com 1.976 votos.




Comentários