Deputado Marcel Van Hattem confronta comandante do Exército e ministro da Defesa
- Jason Lagos
- 18 de abr. de 2024
- 1 min de leitura

Durante sessão da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, que ouviu o ministro da Defesa e os comandantes das Forças Armadas, o deputado Marcel Van Hattem cobrou duramente os comandantes pela subserviência à ditadura instalada no Brasil.
Em tom de ironia, o deputado falou que a constituição brasileira que aparenta estar em vigor parece definir que as Forças Armadas se submetem à “autoridade suprema do ministro Alexandre de Moraes”.
Ele explicou: “o que nós vemos acontecer hoje é um desrespeito flagrante à Constituição, do ministro Alexandre de Moraes, da Suprema Corte, e a reação das Forças Armadas é de complacência”.
Van Hattem continuou: “a agressão ao estado de direito do Brasil e à Constituição é algo gravíssimo, e é o que a população brasileira está vendo todos os dias. No entanto, quando houve ordens de busca e apreensão para fazer ‘fishing expedition’, inclusive nas casas de generais respeitados das Forças Armadas, vimos que o Ministério da Defesa e o Comando do Exército foram informados antes e consentiram. Está na mídia!”.
Van Hattem questionou se, ao apoiar a perseguição a membros das Forças Armadas sob a alegação da narrativa de “golpe”, os comandantes estão corroborando essa narrativa, de um golpe de Estado que exigiria sua participação para ocorrer. Ele perguntou: “o Exército está dando tiro de canhão no próprio pé?”.
O deputado mencionou ainda uma série de notícias da imprensa que noticia “frequentes conversas entre o comandante do exército e o ministro Alexandre de Moraes”, inclusive com participação do ministro em decisões internas do exército. Confira o vídeo.




Comentários