top of page

CPI do Milho pede indiciamento de Marcelo Cumaru por prevaricação

  • Foto do escritor: Jason Lagos
    Jason Lagos
  • 28 de nov. de 2023
  • 2 min de leitura

O relatório final da CPI do Milho solicitou o indiciamento do secretário Marcelo Cumaru por prevaricação, "pelo fato de ter retardado a abertura de procedimento administrativo visando apurar informações constantes no relatório da Comissão do Programa de Distribuição de Sementes do Estado de Pernambuco."


À época do suposto sumiço de mais de 1 tonelada de sementes, guardadas em um galpão da Prefeitura Municipal, Cumaru ocupava o posto de Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agricultura.


A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga apresentou e aprovou o relatório final da investigação na manhã desta segunda-feira, 27. Os vereadores Nailson Ramos e Capilé da Palestina votaram a favor, e Augusto Maia contra.


O documento, elaborado por Capilé da Palestina (PSD), será encaminhado ao Ministério Público de Pernambuco, à presidência da Câmara e a ALEPE - nesse caso, por possíveis falhas no trabalho do IPA.


O relatório detalha toda a trajetória da CPI e aponta que o servidor Israel Moura - responsável pela conferência e coleta - deve responder pelo crime de improbidade administrativa.


Também atribui a Maria Elaine Silva e Lívio Ferreira da Silva - integrantes da sindicância que apurou o fato - crime de falsidade ideológica a partir de indícios de fraude no processo administrativo.


O presidente, vereador Nailson Ramos (MDB), destacou o trabalho realizado pela CPI em quase seis meses. "Nosso papel foi feito de investigar, de ouvir as pessoas. Ficamos felizes em fazer nosso papel de fiscalizar. Ficou claro que infelizmente que saiu perdendo foi o trabalhador, o homem do campo", pontuou.


A comissão iniciou os trabalhos em 24 de maio desse ano e apresentou vídeos, relatórios, notas fiscais e promoveu a ouvida de servidores que estiveram direta ou indiretamente envolvidos na coleta das sementes.


Nesta terça-feira (28), a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe divulgou uma nota, na qual ressaltou que "de acordo com o relatório, nenhum indício de corrupção e desvio do milho foram encontrados".


Diz ainda a nota oficial: "Durante todo esse processo, não foi identificado e nem comprovado nenhum tipo de corrupção ou desvio de sementes de milho. O relatório apontou a improbidade administrativa do servidor Israel e solicitou ao Ministério Público a investigação de outros servidores, mesmo não havendo comprovação das acusações."


"A Gestão Municipal desde março deste ano deu início as apurações e identificou o erro do servidor pela instauração de uma sindicância, sendo penalizado o responsável pelo erro de conferência em ressarcimento à parte lesada."


Créditos parciais: Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de SCC

コメント


81 9.9937-2020

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Blog do Jason Lagos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page