top of page

Com asssinatura de Edson Vieira, União Brasil desembarca do bloco governista na Alepe

  • Foto do escritor: Jason Lagos
    Jason Lagos
  • 13 de fev.
  • 2 min de leitura

O União Brasil oficializou o desembarque do blocão governista da Alepe, por meio de ofício assinado pelos deputados Edson Vieira, Antonio Coelho e Romero Albuquerque. O documento foi publicado no Diário Oficial da Alepe nesta quinta-feira (13).


O movimento deixa a líder do governo, Socorro Pimentel, filiada ao partido, bastante desconfortável. Em Santa Cruz do Capibaribe, o deputado Edson Vieira tem aliados ocupando funções de confiança no âmbito do governo Raquel Lyra, como a vereadora Jéssyca Cavalcanti, que assumiu recentemente a direção de uma escola estadual.


Atualmente, o bloco governista conta com PSDB, PRD, PP, PT, PV, PCdoB e Solidariedade, o que significa um total de 23 parlamentares, menos da metade dos 49 assentos da Alepe. Integrando a bancada independente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o PL vem sendo considerado o fator decisivo para uma vitória ou derrota governista nas comissões permanentes da Casa de Joaquim Nabuco.


Até então líder do PL na Alepe, Nino de Enoque deve ser substituído, devido ao acordo firmado entre os deputados, estabelecendo rodízio na liderança. Abimael Santos é quem deve assumir a missão de conduzir as posições da sigla na Alepe.


Com uma postura crítica ao governo Raquel Lyra, a tendência é que Abimael indique Alberto Feitosa para disputar a presidência da CCLJ. Ele conta com a oposição para alcançar o objetivo. Mas antes que esse movimento seja efetivado, é necessário que a nova liderança seja legitimada.


A situação do governo só não é pior por que o PP decidiu, no início dessa semana, retornar ao blocão governista. A legenda havia saído do blocão, argumentando que formaria outro grupo para fortalecer o Governo na ocupação de espaços nas comissões permanentes.


A articulação era com o Republicanos, mas não houve consenso nesse partido, que integra um bloco com PSB e Psol.


Embora os partidos não admitam claramente, as movimentações de entradas e saídas dos blocos parlamentares têm haver, além da disputa por posições nas comissões da Alepe, com o alinhamento de forças para a disputa estadual em 2026, que deverá ter como protagonistas a governadora Raquel Lyra e o prefeito do Recife João Campos.

Comments


81 9.9937-2020

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Blog do Jason Lagos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page