Com as últimas movimentações políticas, Raquel Lyra fica com 104 prefeitos em sua base de apoio
- Jason Lagos
- 10 de abr.
- 2 min de leitura

A governadora Raquel Lyra (PSD) tem hoje, em sua base de apoio, 104 dos 184 prefeitos pernambucanos. O seu partido, o PSD, após as últimas movimentações políticas, atingiu o número de 57 prefeitos, tornando-se, de longe, a maior legenda pernambucana.
O principal partido de oposição, o PSB, tem 28 prefeitos filiados, mas pode em breve perder mais um: Miruca, de Água Preta, estaria de malas prontas para se filiar ao PP, deixando os socialistas com o comando de apenas 27 dos 184 municípios do Estado.
O terceiro maior partido em número de prefeitos é o PP, que elegeu 24 e deve chegar a 25. Em quarto lugar vem o Republicanos, do ministro Sílvio Costa Filho, que tem 20 prefeitos depois que perdeu dois para o PSD por interferência da governadora: Marcelo de Alberto, de Inajá e Rogério Ferreira, de Jatobá.
O MDB é o quinto com o maior número de prefeitos: tem 13. Depois vem o União Brasil, com 9 – perdeu um para o PSD, Janjão de Bom Jardim. Em seguida vem, pela ordem, Avante, com 8; Podemos com 8; PT, com 6; PV com 5; PL com 2 e PDT, PCdoB e Solidariedade, com apenas um prefeito cada.
O único município pendente é Goiana que vai ter eleição suplementar, mas os dois candidatos são da base do Palácio.
Fontes ligadas ao governo dizem que a governadora já tem mais de 120 prefeitos comprometidos com ela. Estima-se que o PSD chegará a mais de 60 prefeitos. Nas contas de hoje, Raquel já conta com 104 prefeitos, declaradamente, na sua base através da soma dos filiados ao PSD, PP, Avante, Podemos, PV e PRD.
A oposição em si, formada pelo PSB, Republicanos e PCdoB, tem 49 prefeitos. Os demais estão em partidos que ainda não se definiram claramente como MDB (embora muitos prefeitos emedebistas já estejam comprometidos com o Palácio), PT, onde também há prefeitos fiéis à governadora, PL, PDT e Solidariedade.
Blog Dellas
コメント