Com a iminente saída de Raquel Lyra, Álvaro Porto poderá assumir o PSDB em Pernambuco
- Jason Lagos
- 27 de fev.
- 1 min de leitura

Desde que a filiação da governadora Raquel Lyra ao PSD se tornou uma realidade, após o partido oficializar o ato para o dia 10 de março, começou a se fortalecer a possibilidade de o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto, assumir o PSDB no Estado.
Atualmente a legenda é comandada por Fred Loyo, aliado da ainda tucana. Raquel foi quem delegou para ele o comando estadual do partido, que antes era dela. A função era desejada por Álvaro Porto desde aquela época.
Instado a se posicionar sobre o assunto, o chefe do Legislativo se reservou a afirmar que, por enquanto, permanece como “mero espectador da cena política” e que vai se pronunciar no momento devido.
Após a saída de Raquel Lyra ser considerada como certa, a cúpula nacional do PSDB saiu em busca de um nome capaz de impedir que a legenda sumisse de vez em Pernambuco. Para tanto, Marconi Perillo, presidente nacional, e Aécio Neves escalaram o ex-ministro Bruno Araújo para fazer uma articulação com o presidente da Alepe, Álvaro Porto.
O atual presidente da Alepe foi eleito deputado para mais um mandato pelo PSDB, em 2022, ao lado da governadora. No entanto, o estranhamento começou quando Porto constatou que o candidato da governadora para o posto na Alepe era o deputado Antônio Moraes (PP).
Álvaro Porto costurou apoios com todas as siglas e elegeu-se com facilidade, mas ganhou a antipatia da aliada.
No final de 2023, o presidente da Alepe havia informado que estava de saída do PSDB, sem citar o mal estar com Raquel, mas acabou não concretizando a promessa.
Comments