Carlinhos assume a União Progressista em Santa Cruz e dá mais um passo na pré-candidatura a deputado federal
- Jason Lagos
- 15 de set.
- 2 min de leitura

O vereador Carlinhos da Cohab, eleito em 2024 pelo partido Republicanos, do qual se desfiliou no mês passado, com carta de anuência da direção estadual da legenda, assumirá o comando da federação União Progressista em Santa Cruz do Capibaribe na próxima quinta-feira (18), na Câmara Municipal de Vereadores. A federação é formada pelos partidos PP e União Brasil.
O ato de filiação e posse da direção da federação partidária deverá ser bastante prestigiado. Já confirmaram presença o deputado federal Eduardo da Fonte, líder da federação no Estado, o deputado federal Lula da Fonte e o ex-deputado e atual presidente da Ceasa, Bruno Rodrigues. Além desses nomes, espera-se a participação de deputados estaduais, prefeitos, vereadores e lideranças de várias cidades de Pernambuco.
Ao assumir a federação, Carlinhos dá um passo importante na direção de uma almejada candidatura a deputado federal, caso Eduardo da Fonte dispute uma vaga ao Senado na eleição do próximo ano. O líder pepista vem consolidando mês a mês o seu projeto de candidatura majoritária em Pernambuco, sendo considerado hoje um dos principais articuladores políticos no Estado.
Em 2022, Dudu da Fonte abriu as portas do PP a expressivas figuras políticas do campo da direita pernambucana, como o casal Clarissa e Junior Tércio. No próximo ano deverá haver uma ampliação do número de representantes desse campo ideológico na legenda, com a provável chegada do ex-ministro Gilson Machado e do seu filho, o vereador recifense Gilson Filho. Ambos são filiados hoje ao PL.
Caso Gilson e o filho filiem-se ao PP, Eduardo da Fonte terá uma grande possibilidade de receber o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro como candidato ao Senado. Caso a candidatura de Dudu da Fonte à Casa Alta vingue, ele deverá ter o apoio unânime do grupo Taboquinha, diferentemente do prefeito do Recife, João Campos (PSB), do deputado federal Felipe Carreras (PSB) ou da governadora Raquel Lyra (PSD), que, nesse caso, terão apoio de parte do grupo.
No grupo Taboquinha, João Campos deverá ser apoiado pelo deputado Diogo Moraes e seus liderados, enquanto Raquel Lyra terá o apoio do ex-prefeito Fábio Aragão e do atual Helinho Aragão. Sendo Eduardo da Fonte candidato ao Senado, Felipe Carreras terá um concorrente nas urnas no grupo Taboquinha: o vereador Carlinhos da Cohab, que pode lhe subtrair alguns milhares de votos.
Comentários