Brasileiros ficam de fora da 3ª lista de estrangeiros que deixam Gaza
- Jason Lagos
- 3 de nov. de 2023
- 2 min de leitura

A nova lista com nomes de estrangeiros que poderão deixar a Faixa de Gaza não contempla o Brasil. Os civis devem cruzar a fronteira de Rafah com o Egito nesta 6ª feira (3).
Receberam autorização para sair 571 pessoas com cidadania de Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Indonésia, Alemanha e México. O 1º grupo a deixar a região saiu na 4ª feira (1º).
No dia seguinte, 5ª feira (2), mais pessoas deixaram da Faixa de Gaza. O Brasil aguarda autorização para retirar um grupo de 34 pessoas (24 brasileiros e 10 palestinos que estão em processo ou darão início à imigração ao país).
Ao todo, as duas listas somam permissões para Austrália, Áustria, Bulgária, Finlândia, Indonésia, Jordânia, Japão, República Tcheca, membros da Cruz Vermelha e de ONGs, Azerbaijão, Barhein, Bélgica, Coreia do Sul, Croácia, Estados Unidos, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Macedônia, México, Suíça, Sri Lanka e Chade.
Além dos 367 norte-americanos liberados nesta sexta-feira, a segunda lista já havia autorizado a passagem de 400, em um total de 576 estrangeiros, segundo a embaixada.
O embaixador do Brasil no Egito, Paulino Franco de Carvalho Neto, afirmou que tudo depende de uma autorização das autoridades israelenses.
"Para o governo egípcio, segundo nos foi dito mais de uma vez, não há qualquer dificuldade para autorizar imediatamente a entrada dos brasileiros no Egito, no entendimento de que eles irão em seguida para o Brasil", afirmou.
Um avião da Força Aérea Brasileira, que já está em território egípcio, deve ser usado para trazer o grupo de volta ao Brasil.
Os brasileiros que aguardam em Gaza afirmaram que o governo enviou um comunicado prometendo acolhimento com atendimento médico, assistência social e regularização migratória.
Ainda não há previsão para quando os brasileiros serão autorizados a deixar a região.
Créditos: G1 e CNN Brasil




Comentários