top of page

Bolsonaristas se irritam com Tarcísio por elogio a urna eletrônica e Justiça Eleitoral

  • Foto do escritor: Jason Lagos
    Jason Lagos
  • 24 de mar.
  • 3 min de leitura
ree

Os elogios feitos por Tarcísio de Freitas (Republicanos) às urnas eletrônicas e à Justiça Eleitoral brasileira, em um evento no Tribunal de Justiça de São Paulo na noite de quinta-feira (20), irritaram aliados bolsonaristas do governador.


No fim de semana anterior, Tarcísio havia participado, no Rio, do protesto pró-anistia dos presos pelo 8 de Janeiro, convocado por Jair Bolsonaro (PL). No ato, criticou a inelegibilidade do ex-presidente, determinada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).


Aliados de Bolsonaro disseram que o governador sinalizou disposição de atuar de acordo com seus interesses, sem compromisso com o grupo político. Segundo relatos feitos à Folha, a impressão deixada foi que, depois de endurecer o discurso para um lado, busca compensar com gestos na direção oposta.


Tarcísio discursou no Palácio da Justiça, sede do TJ-SP, durante a abertura do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel).


“O Brasil veio se tornando referência em termos de velocidade, de apuração, de tecnologia. Muitos países têm que olhar para o Brasil e ver o que está sendo feito aqui. O Brasil se tornou, de fato, uma grande referência”, disse, falando das urnas.


“A gente tem que fazer o agradecimento à Justiça Eleitoral por todo esse trabalho, por todo esse empenho como garantidora da democracia brasileira”, complementou.


Para um integrante da base bolsonarista na Assembleia Legislativa, o governador tocou em um tema sensível ao bolsonarismo. Ao falar de urnas eletrônicas, disse, era esperado que mencionasse o “voto auditável” e a impressão dos votos registrados, bandeiras do ex-presidente.


Outro membro do grupo criticou a presença de Tarcísio no evento, argumentando que, se o governador questiona a decisão da Justiça Eleitoral que tornou Bolsonaro inelegível, não deveria participar de um ato em deferência ao mesmo órgão. Um dos motivos que levaram Bolsonaro à inegelibilidade foi justamente o questionamento do sistema eleitoral, feito diante de embaixadores.


Ao comparecer ao evento em Copacabana, no Rio, Tarcísio havia ganhado pontos entre os bolsonaristas com um discurso repleto de frases de efeito, críticas à carestia – que atribuiu à irresponsabilidade fiscal do governo Lula (PT) – e referências a escândalos de corrupção da gestão petista.


Parlamentares bolsonaristas dizem que as declarações de Tarcísio sobre a Justiça Eleitoral trouxeram decepção, mas que evitarão críticas públicas ao governador.


No lugar disso, prometem cobrar novos posicionamentos públicos de Tarcísio sobre casos como o da cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, uma das acusadas de invadir o STF e participar da tentativa de golpe. Mãe de duas crianças, seu julgamento está em curso – Alexandre de Moraes votou para que sua pena seja de 14 anos, entendimento acompanhado por Flávio Dino.


No ato de domingo no Rio, Tarcísio mencionou o caso de Débora. “O que eles fizeram? Usaram batom? Num país onde todo dia vemos traficante na rua, onde os caras que assaltaram a Petrobras voltaram à cena política. Está certo isso?”, questionou.


Com o cerco jurídico cada vez mais fechado, Jair Bolsonaro definiu como estratégia ampliar a realização de atos e manifestações como uma demonstração de força política. Desde que deixou o Palácio do Planalto, Bolsonaro promoveu quatro grandes manifestações em seu favor – todas elas em São Paulo e no Rio de Janeiro. Agora, a ideia é expandir o roteiro e chegar a cidades do Nordeste, região em que o presidente Lula tradicionalmente sai à frente no eleitorado.


Aliados do ex-presidente afirmam que uma eventual condenação pode gerar uma convulsão popular de proporções inesperadas – ter o povo na rua, portanto, ajuda a manter o jogo de pressão contra o Judiciário.



Créditos: Folha SP e Revista Veja

Comentários


81 9.9937-2020

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Blog do Jason Lagos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page