Açude da Manhosa tem sangradouro aberto por máquinas e tapado em seguida pela população
- Jason Lagos
- 28 de ago. de 2023
- 2 min de leitura

Os cidadãos que residem nas proximidades do Açude da Manhosa foram supreendidos na manhã desta segunda-feira (28) com um trabalho aparentemente irregular, realizado com maquinário pesado e utilizando tubos de concreto, com o intuito de esvaziar o açude.
Indignados, os moradores se juntaram e, após muito trabalho, conseguiram tamponar o sangradouro, utilizando sacos de areia. Lideranças comunitárias e políticas, como o popular Yapoi e a vereadora Jéssyca Cavalcanti, foram acionadas, a fim de que denunciassem o ocorrido ao Ministério Público.
Alguns dos populares estranharam o fato de uma ação dessa magnitude, levada a cabo com maquinário pesado, não ter sido observada por nenhum fiscal da Prefeitura, sugerindo que houve omissão da parte do governo municipal.
O Açude vem tendo sua área alagável paulatinamente aterrada, a fim do espaço ser transformado em loteamento. O aterro vem sendo colocado e compactado. As ruas no entorno estão sendo pavimentadas e postes para iluminação elétrica também já estão implantados em área alagável.
Um outro fator preocupante é que os esgotos dos loteamentos em torno do açude são lançados no próprio açude.

Na campanha eleitoral de 2020, o Açude de Manhosa entrou no plano de governo do então candidato Fábio Aragão, que assumiu o compromisso de criar no local um parque municipal de preservação ambiental.
Em um folder de campanha o então candidato afirmou: “Santa Cruz do Capibaribe carece de áreas de lazer, de áreas de preservação ambiental. Vejo no Açude da Manhosa um potencial incrível para isso, mas hoje ela encontra-se abandonada e servindo de reduto para o lixo e para os esgotos. Assumimos o compromisso de mudarmos essa realidade. Temos um projeto bastante realista para o local e eu digo com segurança, é possível fazer algo bacana, bonito e usual para as pessoas. É possível unir preservação e lazer no mesmo lugar sem agredir o meio ambiente. Pelo contrário, o acesso ao local incentivará a preservação. Me reuni com a minha equipe e constatei a viabilidade da construção do Parque Ambiental da Manhosa. É proposta real para uma Santa Cruz real. Vamos juntos construir uma história de esperança!”
Clique no vídeo abaixo e confira a abertura do sangradouro e o seu tamponamento por populares.



Comentários