Após fracasso das lives de Lula, Marcos Uchôa deixa a EBC alegando razões pessoais
- Jason Lagos
- 22 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de fev. de 2024

O jornalista Marcos Uchôa não presta mais serviços para a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Alegando razões pessoais, ele pediu esta semana para deixar o grupo midiático, que está sob controle do governo federal.
Oeste Uchôa estava na EBC desde março do ano passado. Ele foi contratado pela empresa pública meses depois de anunciar apoio ao então candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Não é uma eleição qualquer a deste domingo”, afirmou o jornalista, em postagem feita em seu perfil no Twitter em 1º de outubro de 2022, dia da votação do primeiro turno. É uma defesa da democracia. Por isso, sem medo de ser feliz, não tenho qualquer dúvida: é Lula.”
Na mesma publicação, o jornalista declarou voto em Marcelo Freixo, então no PSB, para o cargo de governador do Rio de Janeiro. Hoje filiado ao PT, Freixo perdeu a disputa para Cláudio Castro (PL).
Com a vitória do petista, Uchôa chegou à EBC no terceiro mês do governo petista. Na empresa pública, ele foi responsável por atuar como “escada” do chefe do Executivo do país no projeto batizado de Conversa com o Presidente.
Em formato de live e com edições semanais, a atração não conseguiu atrair a atenção do público. Sem audiência considerada satisfatória, o programa foi paralisado no fim do ano passado.
Depois da primeira edição do agora extinto Conversa com o Presidente, Uchôa espalhou fake news sobre a audiência da live. Em entrevista ao portal UOL, ele afirmou que a atração havia batido a marca de 1,5 milhão de visualizações. No entanto, registros do YouTube indicavam menos
de 90 mil views.
A passagem de Marcos Uchôa pela EBC não se limitou a live em que foi coapresentador — “escada” — do presidente Lula. Ele chegou a comandar o programa Brasil no Mundo, pela TV Brasil. Para a atração, ele acompanhava o petista em viagens internacionais.
Contratado oficialmente como assessor, Uchôa recebia salário mensal de R$ 14,2 mil na EBC.
Uchôa trabalhou na Rede Globo durante 34 anos. O jornalista deixou a emissora em novembro de 2021.
Crédito: Revista Oeste



Comentários