Apoiado por João Campos nas eleições, prefeito de Camaragibe anuncia filiação ao PSD de Raquel Lyra
- Jason Lagos
- 21 de dez. de 2025
- 2 min de leitura

O prefeito de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Diego Cabral, deixou o partido Republicanos para se filiar ao PSD, da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra. Apoiado pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB), na campanha de 2024, Cabral destacou os investimentos realizados com a governadora em uma carta dirigida ao diretório estadual do Republicanos e ao ministro Silvio Costa Filho, que é do partido.
No texto, Diego Cabral declara voto a Silvio Costa Filho para o Senado Federal e ao irmão do ministro, Carlos Costa, a deputado federal em 2026. "Esses compromissos permanecem intactos, baseados na confiança, na amizade e no respeito mútuo que construímos ao longo dos anos", assinala.
Segundo ele, a decisão nasceu de uma "reflexão profunda sobre o momento que vive Camaragibe".
"Nos últimos anos, o município passou a viver um novo ciclo de investimentos estruturadores, obras históricas e ações concretas viabilizadas, entre outras, por uma parceria firme e leal com o Governo de Pernambuco e com a governadora Raquel Lyra", declara. A filiação será oficializada nesta segunda-feira (22).
Diego Cabral contou com o apoio do prefeito do Recife, João Campos, durante a campanha de 2024. Materiais oficiais da campanha de Cabral traziam também a foto do gestor do Recife. O então candidato visitou ainda projetos implementados por João Campos e obras no Recife, prometendo o mesmo modelo do Compaz para Camaragibe.
Após o início do mandato, o gestor de Camaragibe se aproximou da governadora. Neste ano, ele já havia declarado ser da base de Raquel Lyra.
Além de Diego Cabral, outros prefeitos e líderes políticos irão se filiar ao PSD nesta segunda-feira, dentre eles Mano Menezes, prefeito de Jaboatão dos Guararapes. O evento está marcado para as 15h55, no Recife Expocenter, no bairro de São José, área central do Recife.
Na manhã do sábado (20), Diego Cabral e Mano Medeiros estiveram reunidos com Raquel Lyra em um café reservado, momento em que alinharam os últimos detalhes da filiação. A governadora, que também preside o PSD em Pernambuco, já vinha mantendo diálogo político com os dois prefeitos, agora oficializados como aliados.
A movimentação consolida o avanço do PSD sobre importantes colégios eleitorais da Região Metropolitana do Recife. Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes estão entre os municípios mais populosos do Estado e passam a integrar formalmente a base política da governadora.
Créditos: Diário de Pernambuco, FolhaPE e Blog do Mário Flávio




Comentários