Anúncio da desistência de Allan Carneiro é esperado; Padre Erasmo foi convidado para ser o candidato do grupo Verde
- Jason Lagos
- 16 de jan. de 2024
- 2 min de leitura

A desistência do empresário Allan Carneiro na disputa da eleição para a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe já é dada como certa por figuras influentes da política local, tanto do grupo Verde quanto da Direita Santa Cruz. Espera-se para os próximos dias um comunicado oficial neste sentido. No momento, Allan está em viagem.
Segundo informaram ao Blog do Jason Lagos fontes da política santa-cruzense, foi feito um convite ao padre Erasmo, da Paróquia do Bairro Santo Agostinho, para que o mesmo dispute a eleição como candidato a prefeito. O padre não teria ainda dado uma resposta, tendo pedido alguns dias para pensar a respeito.
A já esperada desistência de Allan Carneiro foi motivada tanto por dificuldades de articulação política quanto pelo desgaste provocado pela divulgação da perda da marca Moda Center, cuja responsabilidade os adversários políticos de Allan têm atribuído, sobretudo, a ele próprio.
A realidade política do grupo Verde contrasta com as expectativas criados no próprio grupo com a adesão do ex-vice-prefeito Dida de Nan, ocorrida na segunda quinzena de setembro do ano passado. Contava-se, inclusive, com outras adesões de peso, vindas do grupo Azul, com destaque para o ex-prefeito Ernando Silvestre.
A euforia inicial da adesão de Dida levou Allan a prever que até o carnaval a chapa do seu grupo já teria sido apresentada ao eleitor santa-cruzense. Embora não se falasse oficialmente, sabe-se que a chapa seria teria Allan Carneiro como candidato a prefeito e Dida vice.
A estratégia escolhida pelo verdes descartou uma aliança com o grupo Azul, que poderia ceder a ex-deputada Alessandra Vieira para compor como vice do empresário. Já empossado como deputado, ocupando a cadeira do deputado Antonio Coelho, licenciado para assumir a Secretaria de Cultura do Recife, o líder Azul, Edson Vieira, reagiu ao assédio dos verdes e conseguiu segurar Ernando Silvestre entre os bocas-pretas.
O processo de aliança entre os verdes e a Direita local viria a produzir mais polêmicas do que vantagens para a pré-candidatura de Allan Carneiro. Após diversas reuniões, marcadas por conflitos com o suplente de deputado federal Robson Ferreira, Allan não conseguiu garantir o apoio unânime dos bolsonaristas para 2024, o que ele teve com facilidade em 2020.
Correndo o risco de, além de não vencer o pleito deste ano, ficar em terceiro lugar na disputa, Allan teria decidido abdicar da candidatura. O grupo Verde, no entanto, permanece com a intenção de lançar candidato, pelo menos por enquanto.

A escolha do padre Erasmo se dá pela relação de proximidade política que aconteceu entre os verdes e o sacerdote, no pleito de 2020. Sem fazer alarde, o padre teria apoiado politicamente Allan Carneiro como candidato a prefeito.
Caso aceite ser candidato, o padre corre o risco de ser afastado de suas funções eclesiásticas pela Diocese de Caruaru, à qual ele está hierarquicamente ligado. Segundo também informaram as fontes desta matéria, o empresário Valmir Ribeiro estaria sendo cotado para a vice do padre.
Erasmo Deodato dos Santos (Padre Erasmo), natural de Vitória de Santo Antão, recebeu o título de Cidadão de Santa Cruz do Capibaribe em dezembro de 2022 (foto de cima), concedido por meio de um projeto de autoria da vereadora Rosângela Maria dos Santos (Nega da ONG).




Comentários