47% aprovam e 46% desaprovam Lula, diz pesquisa AtlasIntel
- Jason Lagos
- 8 de mar. de 2024
- 2 min de leitura

Pesquisa da AtlasIntel divulgada nesta 5ª feira (7) mostra que a opinião dos brasileiros sobre o desempenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está dividida: 47% dizem aprovar seu trabalho, enquanto 46% declaram desaprovar.
Os percentuais empatam dentro da margem de erro do levantamento, de 2 pontos percentuais.Há ainda 7% que não souberam responder.
A trajetória histórica do estudo mostra que a aprovação do presidente caiu 5 p.p. desde janeiro deste ano, quando estava em 52%. Já a desaprovação oscilou 3 p.p. para cima no período: foi de 43% para 46%.
O levantamento também perguntou aos entrevistados sobre como avaliam o governo de modo geral. Os resultados indicam que a avaliação da gestão petista também piorou nos últimos meses.
Aqueles que dizem considerar o governo “ruim/péssimo” são 41%. No levantamento anterior, realizado em janeiro, eram 39%. Já a taxa dos que declaram que ser “ótimo/bom” foi de 42% para 38% – oscilou 4 p.p. para baixo, no limite da margem de erro do levantamento.
Já 18% dos entrevistados avaliam a administração como “regular”, e 3% não souberam responder.
A situação econômica do país é um dos fatores que têm feito a popularidade de Lula desabar. O governo comemorou o fato de o PIB do ano passado ter ficado em 2,9%, o melhor resultado em 12 anos. Mesmo assim, a percepção da população mostra-se bem diferente. Impressionantes 53% consideram a situação do país ruim, e apenas 28%, boa.
As circunstâncias da família também são vistas como ruins por 34% e 23% como boas. A situação do emprego segue o mesmo caminho: 57% ruim, e 19%, boa. Atualmente, segundo o IBGE, a taxa de desemprego no Brasil é de 7,6%, a melhor desde 2015.
A AtlasIntel entrevistou, via internet, 3.154 pessoas de 2 a 5 de março de 2024. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.




Comentários