top of page

22 ministros de Lula mostram indignação sobre brasileiros deportados dos Estados Unidos

  • Foto do escritor: Jason Lagos
    Jason Lagos
  • 26 de jan.
  • 2 min de leitura
ree

Ao menos 22 ministros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mostram indignação com o fato de brasileiros deportados dos Estados Unidos terem sido transportados algemados. O episódio foi explorado pelo governo, que publicou um vídeo nas redes sociais exaltando a resposta do petista no caso.


Os ministros elogiaram o envio de um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) para concluir o traslado e a retirada das algemas dos brasileiros deportados. O avião fretado, da empresa norte-americana Global X, precisou fazer um pouso de emergência em Manaus (AM) na 6ª feira (24) por causa de problemas técnicos. O destino final era Belo Horizonte (MG).


Ao deixarem a aeronave, os 88 brasileiros deportados apareceram algemados. O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, determinou no sábado (25) a retirada das algemas. O Ministério da Justiça disse que o presidente Lula soube da determinação.


A mobilização governista nas redes ocorre em meio à tentativa de reverter o impacto do Pixgate, considerado uma das maiores derrotas políticas de Lula neste mandato. O caso dos brasileiros algemados se torna, assim, uma oportunidade para fortalecer a imagem do governo.


O Aeroporto de Confins (MG) recebeu 3.660 pessoas deportadas dos EUA em 32 voos fretados pelo governo norte-americano de 27 de janeiro de 2023 a 10 de janeiro de 2025. Essas deportações foram realizadas a partir do início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enquanto Joe Biden (Democrata) era presidente dos EUA. O 1º voo de deportação dos EUA para o Brasil em 2025 chegou a Confins em 10 de janeiro, 10 dias antes da posse de Trump.


As imagens de brasileiros deportados dos Estados Unidos usando algemas nos pulsos e correntes nos tornozelos são comuns nesses casos em que imigrantes ilegais são detidos por agentes de imigração norte-americanos –e precisam ser transportados de um local para o outro. Isso inclui também o momento em que os detentos estão sendo conduzidos em viagens aéreas.


Pelo menos desde os anos 1980 há imagens de brasileiros sendo levados para deportação com algemas e correntes.


O senador Sérgio Moro (União – PR) utilizou as redes sociais neste domingo (25) para criticar a repercussão em torno do uso de algemas em brasileiros deportados dos Estados Unidos. Ele classificou o debate como uma “cortina de fumaça” para desviar a atenção do que considera o “fracasso” do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


Créditos: Poder360

Comentários


81 9.9937-2020

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2023 por Blog do Jason Lagos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page